Bem vindo (a)!
Home > CLJ > A liderança está no exemplo

A liderança está no exemplo

Na caminhada cristã, notei – e noto – que muitas pessoas confundem um líder com um chefe. A meu ver, o líder é aquele que guia, mas guia a partir do seu servir e do seu exemplo; em contrapartida, o chefe é aquele que manda, que espera o serviço do outro, porque está em uma posição hierárquica maior do que ele.

Para nós, cristãos, o maior exemplo de liderança sempre será Jesus Cristo, pois Ele é o exemplo no qual todos devemos seguir. No evangelho de São Mateus, diz: “o maior entre vocês deverá ser servo.”. (Mt. 23,11). Essa passagem reflete o papel do cristão: servir, servir e servir. Quanto mais acolhemos a missão de evangelizar, mais devemos servir com humildade e discernimento para que acolhemos os irmãos que chegam à messe do Senhor.

Outro exemplo belíssimo de liderança é Maria, nossa amada mãe. Maria sempre acolheu o chamado de Deus, tendo fé até na morte de seu amado Filho, crucificado na cruz. Mas, se Maria serviu no silêncio, por que ela é um exemplo de líder? Ora, porque nem todo líder precisa falar para multidões. Deus chama cada um para uma determinada missão. Feliz é aquele que a acolhe, servindo sem cessar.

A fadiga chega para todos, com certeza! Os maus exemplos estão por toda parte, até – e infelizmente – na Santa Igreja. Porém, cabe a você discernir com sabedoria e agir conforme Deus queria que você agisse. Assim, estará no caminho de um grande líder, um servo de Jesus.

Ser líder não é ser escravo ou não ter autonomia, mas ser você mesmo em todos os lugares. Ser a diferença nos detalhes, no dia a dia. Experimente o prazer de servir no pouco. Sempre digo uma frase que, para mim, faz muito sentido: sirva sempre com humildade, pois os frutos do seu trabalho serão maiores do que imagina. Sirva sem medo de amar, de respeitar o próximo, de liderar. Sirva independente se alguém tentar te derrubar, pois sempre haverá tribulações, mas o Deus que te ama é maior do que tudo isso e está esperando pelo líder que tem dentro de você.

Eduardo Glück / Presidente do Curso de Liderança Juvenil (CLJ).

Deixe uma Resposta