Bem vindo (a)!
Home > Destaques > A programação de Corpus Christi na Diocese de Novo Hamburgo

A programação de Corpus Christi na Diocese de Novo Hamburgo

Nesta quinta-feira, dia 4 de junho, acontece o Corpus Christi. Trata-se da festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A procissão, que geralmente é realizada após a Santa Missa, é uma recomendação do Direito Canônico (Cân. 944) e é uma demonstração pública da veneração à Santíssima Eucaristia.

A Diocese de Novo Hamburgo terá uma programação especial para esta Solenidade  nas cidades abrangidas. Em São Leopoldo, os preparativos iniciarão às 5h de quinta-feira, com a confecção dos tapetes. O evento é aberto ao público e contará com os movimentos jovens presentes, como Onda, CLJ, Shalom e EJU. Segundo os organizadores, são esperados em torno de 20 mil fiéis. Os tapetes serão confeccionados em torno da Praça do Imigrante, nas ruas 1º de março e Pedro Adams Filho, totalizando 1,5 quilômetros.

A Santa Missa na Paróquia será celebrada às 09h na Capela São José Operário (Fião), e às 10h será iniciada a procissão com a Sagrada Eucaristia pela rua 1º de março até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Esta já é a quarta edição do evento no município.

Na cidade de Ivoti, a celebração Eucarística acontecerá no pátio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 9h. Em seguida, será iniciada a procissão com a Sagrada Eucaristia pela rua Caldas Júnior e Avenida Presidente Lucena, até a Igreja Matriz, onde haverá a bênção final. De acordo com os organizadores, haverão 300 metros de tapetes confeccionados pelos movimentos jovens e voluntários das pastorais.

Na cidade de Nova Hartz este é o quinto ano da realização do evento, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. São esperados pelo menos 2 mil fiéis. A Santa Missa ocorrerá às 14h30, na Praça do Trabalhador. Após a celebração eucarística, às 16h, inicia a procissão, que sairá da praça, percorrerá ruas próximas e retornará à praça para a bênção do Santíssimo. Serão 160 trilhos, sendo 480 metros de tapetes confeccionados pela comunidade e movimentos.

Também haverá programação para o Corpus Christi na cidade de Rolante. A confecção dos tapetes inicia às 6h e às 8h será celebrada a Santa Missa, seguida da procissão pela Avenida Borges de Medeiros.

A comemoração em Novo Hamburgo contará com as 11 paróquias da cidade e também com a paróquia Sagrado Coração de Jesus de Estância Velha e a paróquia São José de Lomba Grande. O Bispo Diocesano, Dom Zeno Hastenteufel, celebrará a Santa Missa às 15h. Após, será iniciada a procissão pela Avenida Pedro Adams Filho, 1º de março, Marcílio Dias e Pedro Adams. A bênção final será na Praça do Imigrante.

Deixe uma Resposta