Bem vindo (a)!
Home > Destaques > A Vocação Sacerdotal

Como um dia nos disse São João Paulo II, a vocação sacerdotal é ao mesmo tempo dom e mistério. Dom recebido imerecidamente por Nosso Senhor e mistério porque transcende os limites da compreensão humana. Desta forma podemos entender melhor este sacramento. Tomemos também a epístola aos Hebreus ao explicar que “todo sacerdote é tirado do meio do povo e constituído em favor do povo nas coisas que se referem a Deus”(Hb 5,1)

Todo sacerdote é “tirado do meio do povo”, ou seja, é consagrado. Essa consagração se dá a partir de um chamado feito por Deus. É chamado do meio dos seus, não porque é alguém especial, mas porque Deus quer fazer coisas especiais através destes seus filhos.  Esta vocação exige, portanto uma consagração total de si a Deus, sem ignorar a miséria humana, mas principalmente, contando com a graça dAquele que o chamou.

Toda vocação é eclesial, comunitária e que inspira frutos de comunhão. Por isso que o sacerdote é constituído em favor do povo, em favor de sua Igreja, em favor do Povo de Deus. Este povo que tanto dele necessita para sua salvação. Toda vocação traz consigo, inevitavelmente uma missão.

Neste sentido, percebemos que a missão do sacerdote é tratar das “coisas que se referem a Deus”. Podemos entender que muitos sacerdotes precisam gastar seu tempo administrando patrimônios da igreja e fazendo a sua justa administração. Mas vale lembrar que o Senhor os chama para serem administradores das coisas divinas. Todo sacerdote é, portanto, em primeiro lugar, administrador dos sacramentos, sinais visíveis da graça de Deus. É um pastor que conduz as ovelhas no caminho de Deus, por mais que essa missão esteja atrelada a administração de bens temporais.

Por fim, cabe a nós pedirmos a Deus que conceda a todos os sacerdotes a graça da fidelidade. Para que seja fieis a vocação que receberam e a missão a eles confiada. Na certeza de que este Dom e Mistério concedidos por Deus se sustentam apenas com a sua graça. Que Deus nos ajude nesta empreitada e que São João Maria Vianey interceda por cada um de nossos sacerdotes.

Deixe uma Resposta