Bem vindo (a)!
Home > JDJ > Jovens da Diocese de Novo Hamburgo promovem a “VI Jornada da Juventude”

Jovens da Diocese de Novo Hamburgo promovem a “VI Jornada da Juventude”

O evento é organizado pelo Setor Diocesano da Juventude e acontece durante as comemorações à Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela.

Novamente o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, no bairro Saiqui, em Canela, será sede para os jovens católicos da Diocese de Novo Hamburgo vivenciarem e experimentarem este encontro de enriquecimento espiritual. A VI Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), acontecerá no dia 19 de maio de 2018, juntamente às festividades em honra à Nossa Senhora de Caravaggio.

A programação do evento envolve momentos de oração, dinâmicas de integração, além do grande show  da Banda católica  Dominus.

Com intuito de haver uma maior participação por parte dos jovens, o evento será gratuito e aberto para todos os públicos. Sendo realizado e organizado pelo Setor da Juventude da Diocese e a Comissão Festeira de Caravaggio.

Integrante da organização da JDJ como Assessor Eclesiástico e responsável, principalmente pela elaboração e supervisão dos momentos reservados para o exercício da espiritualidade, o padre Ezequiel Herold explica a importância desse grande encontro “A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é o momento mais marcante das expressões juvenis católicas da nossa região. Conta com a presença de todos os movimentos de jovens que se reúnem nas nossas paróquias e se fazem presentes nos mais diversos segmentos da sociedade. Por isso, este evento é tão importante. Momento de comunhão, oração e convivência desta riquíssima diversidade juvenil”, coloca.

De acordo com o padre, a romaria jovem vai abordar temas relevantes tratados pelo Papa Francisco na exortação Apostólica “Gaudete et Exultate’ e o tema central é a busca da santidade no quotidiano. “Renovamos o convite a todos os jovens da região que se unam a nos nessa romaria e nos encontremos uns com os outros e com Cristo na casa de Nossa Senhora!”, conclui padre Ezequiel que está animado com o acontecimento.

A jovem Luciana Oliveira Federici, que já participou das outras edições do evento, conta a sua experiência: “A JDJ de 2017 foi, de fato, um encontro inspirado por Deus, pois a grande chuva era uma ‘chuva de graças’, concedida por Deus para os jovens. Não havia outra explicação ao ver os rostos cheios de alegria em meio à lama e à garoa! Todos os jovens devem participar e terem a sua experiência desse grande dia feito para eles!”, afirma.

De acordo com a comunicadora da assessoria da Juventude LinhaD, Karen Monique Souza, este evento já é um marco de comunhão jovem na Diocese: “Ver o que Deus é capaz de realizar em cada ano de jornada é um testemunho de fé indescritível. Participando desta festa tenho visto e vivido a fé e devoção a nossa Mãe. Os jovens que se reúnem neste dia me inspiram a ser mais de Deus”, pontua.

 Programação

Com o tema “Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30), o evento inicia com a tradicional Romaria Jovem, partindo da Catedral de Pedra, no Centro de Canela, às 8h e seguirá em procissão até o Santuário do bairro Saiqui. No parque, o bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel presidirá a Missa Campal, prevista para as 10h no altar instalado junto à imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.

 A programação contará com diversas atrações, entre elas: adoração, confissão, Grupo de Oração, Tenda Vocacional, tendas das diversas expressões dos jovens católicos, além do The Voice JDJ, que busca de forma descontraída descobrir os talentos dos jovens da Diocese. O encerramento ficará por conta da Banda Dominus, previsto para as 15h30min.

Adoração: a antiga capela do Santuário abrigará a Adoração, organizada pela Comunidade de Louvor e Adoração Emanuel (CLAE) e conduzida por diversos carismas da Diocese.

Confissão: inúmeros padres da Diocese estarão disponíveis em tendas dispostas no parque para atender confissões dos jovens e demais fiéis que passarem pelo local no decorrer do dia.

Tenda Vocacional: trata-se de um espaço para apresentar opções e prestar esclarecimentos sobre as diferentes vocações leigas e religiosas. Os participantes contarão com a presença e experiências dos membros do departamento de Vocação do movimento Curso de Liderança Juvenil (CLJ), presente em todas as paróquias da diocese de Novo Hamburgo.

Feira dos carismas: espaço disponibilizado no parque para expor os carismas e expressões que existem em nossa Diocese e dar a oportunidade aos jovens de conhecerem os diferentes movimentos, novas comunidades e grupos de jovens em sua essência e valores.

VOCARE: espaço para divulgar o evento vocacional da Diocese. Haverá vendas de camisetas do evento e da JDJ.

The Voice JDJ: trata-se de um show de calouros da Diocese que, a partir das etapas inspiradas no reality show nacionalmente conhecido, promove “a voz jovem da diocese”. Mais informações com a assessoria dos jovens LinhaD.

Show Banda Dominus: a Banda Dominus tem em seu histórico mais de 25 anos de estrada, sendo uma das pioneiras da música católica brasileira e trará seus grandes sucessos para o show.

SERVIÇO:

O que: Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)

Quando: 19 de maio de 2018

Onde: Parque de Nossa Senhora de Caravaggio, Canela

Custo: Gratuito para todos os públicos

Deixe uma Resposta