Bem vindo (a)!
Home > Destaques > MAPEAMENTO DA JUVENTUDE

Atividade do SDJ visa quantificar as expressões juvenis da área diocesana e aprofundar os trabalhos de evangelização nas paróquias.

 

No sábado, 05 de agosto, o Setor Diocesano da Juventude (SDJ) lançou nas redes sociais, mais um importante trabalho: o Mapeamento da Juventude. Trata-se de uma atividade que tem, por objetivo principal, identificar e quantificar as expressões juvenis da diocese e contabilizar os jovens atingidos pelos grupos, pastorais, ministérios e novas comunidades. Esse trabalho ajudará a identificar lacunas – espaços geográficos, paróquias e comunidades – que ainda não contemplam a expressão juvenil na Igreja.

A coleta dessas informações se dará através de questionários paroquiais e diocesanos que serão preenchidos pelas coordenações de cada expressão juvenil. Além disso, cada paróquia contará com um jovem responsável por reunir os resultados e alinhar as informações com a equipe do SDJ.

Ao final dos trabalhos, os dados serão apresentados ao Bispo Dom Zeno Hastenteufel e, a partir das orientações do pastor diocesano, almeja-se alcançar os seguintes resultados:

  • facilitar a compreensão de realidade juvenil na Diocese de NH;
  • planejar um trabalho mais efetivo de pastoral missionaria com a juventude presente na Diocese;
  • formar o Setor da Juventude à nível de áreas pastorais;
  • fomentar Coordenações da Juventude paroquiais.

O Setor Diocesano da Juventude é um serviço de evangelização que, à luz do evangelho, orienta os trabalhos com a juventude na diocese. Formado por representações de cada expressão, reúne-se mensalmente para rezar, avaliar e pensar a presença e o protagonismo jovem na Igreja.

 

Andréia Kunz – Equipe Linha D

Deixe uma Resposta