Bem vindo (a)!
Home > Destaques > VI Jornada da Juventude reúne sete mil jovens da diocese de Novo Hamburgo

VI Jornada da Juventude reúne sete mil jovens da diocese de Novo Hamburgo

_DSC9963

Chuva. Frio. Vento. Misericórdia. Espiritualidade. Calor humano. E a ação incessante do Espírito Santo em cada um dos jovens.

 

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, no bairro Saiqui, em Canela, foi o local de encontro dos  jovens católicos da Diocese de Novo Hamburgo com o Altíssimo. Juntos, sete mil pessoas vivenciarem e experimentarem um encontro de enriquecimento espiritual com o tema “Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30).

_DSC9807 (1)

A VI Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), aconteceu no último sábado, 19 de maio, juntamente às festividades em honra à Nossa Senhora de Caravaggio. A programação iniciou cedo, com romaria saindo da Catedral de Pedra às 8h, mesmo com chuva incessante, seguida de Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Zeno. E concluiu com o show da Banda Dominus e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Completaram ainda as atividades do evento o The Voice Católico, disputa entre os jovens da diocese pela melhor voz do evento, vencida pela dupla Gabriel Cruz e Carol Freitas; apresentação da banda Paráclitus; e confissões. A organização ficou por conta do Setor da Juventude da Diocese e a Comissão Festeira de Caravaggio.

Luiz Henrique, coordenador da Jornada Diocesana da Juventude, apontou como uma das principais características da edição a entrega dos jovens. “A JDJ sempre foi pensada com o intuito de render frutos, de que o jovem venha e se sinta acolhido, amado e chamado por Deus. Por isso, precisamos agradecer essa juventude, que está na Jornada justamente para fazer este encontro com Deus. O recado que deixamos para eles é justamente este: não temas. Na chuva, no frio… Essa é a prova de que jovem busca  e quer encontrar sua vocação”, comenta.

O padre Ezequiel Herold, integrante da equipe organizadora como Assessor Eclesiástico, comandou o exercício da espiritualidade, presenteando os jovens com a presença do Santíssimo Sacramento no pavilhão onde acontecia o show da banda Dominus. “Como tem acontecido nestes dois últimos anos, nós tivemos uma participação bastante ativa de nossa juventude, principalmente na chuva e no frio da romaria. Neste momento, olhamos para Maria, que recebendo a visita do Anjo Gabriel, deu seu sim e continuou com o coração inquieto. Digo aos jovens que estão discernindo aqui suas vocações que essas perturbações não se comparam a realização de fazer a vontade de Deus. Deus não tira nada, Ele dá tudo. O grande medo dos jovens é perder alguma coisa, mas, Deus nada tira”, coloca.

_DSC0211

Um dos temas centrais da Jornada deste ano foi a busca da santidade no quotidiano. E, para ser santo, é necessário estar em comunhão com a vontade de Deus. “Nós temos na Jornada Diocesana da Juventude um dia de discernimento vocacional, com momentos de encontro com Cristo e os muitos carismas na Feira Vocacional. Eu acabo de dizer na Santa Missa: todos tem uma vocação. É certo que Deus chama a todos. Cabe ao jovem fazer o discernimento em frente ao Sacrário, com o Cristo Eucarístico, em vias de encontro como este. É o momento oportuno para fazer o discernimento”, ressalta Dom Zeno.

Durante a Jornada Diocesana da Juventude, houve ainda Grupos de Oração e tendas vocacionais, com jovens promovendo seus movimentos e chamando novas pessoas para diferentes formas de serem sinais da presença de Deus no mundo. O VOCARE, evento vocacional da Diocese, ainda esteve comercializando camisetas e promovendo suas atividades, que acontecem no mês de agosto e são direcionadas para o discernimento de vocações leigas e religiosas.

Júlio Hermann

Colaborador LinhaD

Deixe uma Resposta